AQBank aumenta receita em até 40% com a Oracle Cloud Infrastructure.
Sobre a AQBank e desafios
Fundada em 1995, a AQBank é uma holding e banco digital que, por meio de várias marcas, oferece soluções 360º para pessoas físicas e jurídicas.
Por ser uma empresa que mantém todos os processos baseados em tecnologia, há a necessidade de hospedar a infraestrutura em fornecedores de cloud ou data center. Portanto, o maior desafio era ter o suporte adequado ao volume de dados gerados pelas operações. Houve tentativas anteriores com outras duas soluções deste segmento, porém ambas as experiências não conseguiram atender às demandas com a eficiência e a capacidade esperadas, porque não havia um suporte local disponível, rápido e personalizado, com especialistas dedicados, e para mantê-lo seria preciso contratar como um serviço extra.
Logo, ao contratar a Oracle, a AQBank percebeu imediatamente a diferença na qualidade do atendimento prestado, com um executivo de conta e especialistas à disposição para auxiliar, desde o início do processo de migração até a conclusão.
Porque a AQBank escolheu a Oracle
Além da Oracle ser referência dentre os maiores players de soluções tecnológicas do mundo, alguns motivos foram decisivos para a AQBank optar pela Oracle Cloud Infrastructure (OCI).
O primeiro fator para migrar o banco de dados à solução da Oracle foi o suporte direto, ágil e personalizado, com profissionais dedicados a atender às necessidades diárias. Antes de adotar a OCI, a AQBank contratou duas soluções disponíveis no mercado, entretanto as experiências anteriores com o atendimento oferecido não foram satisfatórias.
Outro ponto foi a garantia de segurança e rapidez no tempo de resposta de processamento dos serviços, uma vez que a AQBank trabalha com dados sensíveis. Por ter um volume muito grande de transações nas contas bancárias, contas digitais e cartões de crédito, a AQBank concluiu, após analisar as vantagens oferecidas, que o banco de dados da Oracle seria a melhor escolha para suportar esta diversidade e quantidade de serviços.
“Com a mudança de infraestrutura, nós aumentamos o processamento de dados, ampliamos a nossa capacidade de volume de transações e isso gerou um aumento de receita de 40%.”
— Luciano Fortuna, CEO da AQBank Instituição de Pagamentos.
Resultados
Em 2025, a AQBank completará 30 anos. A instituição de pagamentos surgiu com o objetivo de facilitar a oferta de crédito de recebíveis para as pequenas e médias empresas, mas, com o passar do tempo e a abertura de mercado pelo Banco Central a companhia mudou a sua atividade econômica principal de factory para atuar como subadquirente de meio de pagamento. Atualmente, como holding e banco digital oferece soluções 360º, como contas correntes, cartões de crédito, meios de pagamentos, gestão, dentre outros, para pessoas e empresas.
Antes de implementar a Oracle Cloud Infrastructure (OCI), em determinados horários e datas especiais de maior movimento no comércio, a AQBank recebia um volume muito grande de transações e este aumento gerava erros de sistema e isso impactava a disponibilidade de acesso dos clientes ao aplicativo da instituição.
Com a mudança para a solução de infraestrutura de nuvem da Oracle e após os ajustes realizados, a AQBank eliminou estes incidentes de indisponibilidade, registrou melhoria na performance de processamento da aplicação no banco de dados, ampliou a capacidade de volume de transações e a possibilidade de aumentar a base de clientes, garantindo 100% das transações liquidadas e processadas.
Além disso, obteve ganho de recursos (máquinas, VMs, servidores) com redução de custos, atingiu 100% de disponibilidade dos serviços e gerou um aumento de receita de 40%.
Além dos resultados quantitativos, o nível de satisfação da AQBank com a utilização da OCI é pleno, pois atendeu 100% das expectativas, não só no atendimento de suporte, como na qualidade da infraestrutura de serviços, de hospedagem, servidores e bancos de dados.
Fonte: Blog Oracle Brasil
https://blogs.oracle.com/oracle-brasil/post/aqbank-aumenta-receita-em-at-40-com-a-oracle-cloud-infrastructure